Worktiba sedia Programa de Empreendedorismo para Crianças

No dia 08.04.019, o Worktiba Barigui recebeu uma turminha de alunos do Endurance, um programa de educação empreendedora para crianças entre 5 e 11 anos de idade. Esta é uma iniciativa criada pela ABIS Educação Transformadora, organização social sediada no worktiba e que tem por objetivo criar e promover modelos inovadores e transformadores de educação para crianças e educadores. O Programa Endurance é um programa empreendedor e itinerante, cujo objetivo é fomentar e trabalhar vivências de aprendizagem, de maneira divertida, prática e instigante, afim de colocar as crianças em contato com competências para o futuro.

Nesta edição do programa, o Endurance está sendo realizado pelo Kids Centro Educacional, uma escola de educação infantil, sediada em Curitiba. A parceria entre Endurance e Kids se iniciou com um longo treinamento para o corpo docente da escola afim de capacitá-los para reproduzirem o método da formação empreendedora. Dando início ao programa das crianças, nesta segunda feira foi o dia das educadoras do Kids iniciarem suas atividades enquanto Capitãs Ventos e Sardinha, as principais personagens da formação. O roteiro das aventuras foi produzido pela equipe de profissionais do Endurance e adaptado à realidade da Escola Kids.

A turminha dos pequenos marujos permaneceu no Worktiba do meio dia as 14h, sob a supervisão das Capitãs para trabalharem o tema de “Protagonismo”, assunto do primeiro dia do programa. No Endurance também são trabalhadas diversas competências empreendedoras como: Criatividade; Educação financeira; Inteligência Emocional; Cidadania; Sustentabilidade; Investimento, entre outras.

As competências são trabalhadas dentro de quatro pilares: Autoconhecimento, Percepção de Mundo, Gestão de Projetos e Desafio Empreendedor, estruturados de maneira cronológica, permitindo que as crianças tenham um desenvolvimento progressivo.

O programa acontece em encontros semanais, sob o formato itinerante. O Worktiba foi a primeira parada desta aventura, que ainda passará por diversas instituições importantes da cidade. Em sua última edição, o Endurance passou por locais como o Museu Oscar Niemeyer, Paraná Banco, Teatro Guaíra, Band TV, entre outros.

Além de permitir os participantes a trabalharem habilidades empreendoras na prática, o Endurance estimula as crianças ao longo do programa a criarem soluções para um mundo melhor, que posteriormente são implementadas.

Também estiveram presentes e acompanharam a oficina Daniel Isfer Zardo, cofundador da ABIS Educação Transformadora, e a diretora do Kids Centro Educacional, Renata Jansen.