Projeto desenvolvido no Worktiba concorre a prêmio de inovação da Microsoft

A startup curitibana Prevention Vision Test deixou quase cinco mil concorrentes para trás e está entre as 13 finalistas de um dos maiores prêmios de inovação e empreendedorismo da América Latina. O Imagine Cup é promovido pela Microsoft e tem por objetivo conectar estudantes de todo o mundo e fornecer a eles ferramentas e experiências que transformem ideias inovadoras em realidade. Leia mais…

Inscrições para vagas no Worktiba Barigui vão até domingo

Faltam quatro dias para o encerramento das inscrições do edital de ocupação do Worktiba Barigui, o coworking da Prefeitura. A inscrição pode ser feita até as 23h59 deste domingo (6/5) no site worktiba.curitiba.pr.gov.br, assim como a consulta e o download do edital.

Até o momento, 60 cadastros foram feitos por interessados em concorrer a uma das 50 vagas do coworking.

Na segunda-feira (7/5), os proponentes terão documentos e projetos avaliados por uma comissão independente, formada por membros da administração pública direta e indireta, além de instituições parceiras.

Os projetos selecionados serão anunciados dia 16 de maio no site do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) e no Diário Oficial do município. Os selecionados iniciam a ocupação do espaço no dia 21 de maio.

A participação no edital é gratuita, assim como as despesas de manutenção do espaço. Todos os custos são pagos pela administração pública, que irá apoiar e acompanhar o desenvolvimento dos projetos, além de fornecer estrutura completa de internet por fibra ótica, pontos de energia elétrica, computadores, tela de projeção, biblioteca, cadeiras e mesas de trabalho ergonômicas.

Comitiva paulistana conhece o trabalho do coworking da Prefeitura

O coworking público Worktiba Barigui recebeu na manhã desta sexta-feira (13/4) uma comitiva da cidade de Caraguatatuba, Litoral Norte de São Paulo. “Queremos abrir um coworking público em Caraguatatuba e temos esse espaço de Curitiba como referência nacional no assunto”, disse o secretário municipal de Planejamento da cidade paulista, Marcio Jorge Pereira. Inaugurado em março de 2017, o Worktiba Barigui abriga atualmente 11 empresas que desenvolvem 26 projetos de cunho social ou ambiental, com aplicabilidade para cidade.
Leia Mais…

Técnicos vão esclarecer dúvidas sobre o edital do Worktiba Barigui

Técnicos do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) vão estar  no Worktiba Barigui para consultas e esclarecimentos sobre o edital de ocupação do local. Quem tiver alguma dúvida de como inscrever o projeto para participar da licitação poderá esclarecer isso pessoalmente na sexta-feira (20/4).

A equipe técnica do Imap ficará das 14h às 17h no Worktiba Barigui para consultas e esclarecimentos sobre o edital. Serão selecionados até 50 projetos para ocupar o espaço que oferece um ambiente criativo e colaborativo de trabalho. O edital fica aberto até o dia 6 de maio.
Leia Mais…

Prefeitura lança edital para ocupação de 50 novas vagas no Worktiba Barigui

Já está disponível para acesso e participação o novo edital de ocupação do Worktiba Barigui. O espaço de trabalho colaborativo, concebido e inaugurado em março de 2017 pelo prefeito Rafael Greca, abre 50 novas vagas para o desenvolvimento de projetos que possam ser aplicados na cidade de Curitiba.

O Worktiba Barigui é o primeiro coworking público municipal do Brasil e seguiu a linha da sustentabilidade, requalificando um local subutilizado do Parque Barigui. O espaço reaproveitou móveis e equipamentos parados da gestão pública, aliado a um link de internet dedicado de alta velocidade, biblioteca e toda estrutura de apoio para desenvolvimento dos projetos.

Leia Mais…

Empreendedores comemoram um ano do Worktiba Barigui

Nesta quinta-feira (22/3), empreendedores, universitários e coworkers comemoraram um ano de funcionamento do Worktiba Barigui, primeiro coworking público da cidade. Neste um ano de atividades, 11 empreendedores que ocupam o espaço desenvolveram 26 projetos com aplicabilidade para a cidade.

O Worktiba também ofereceu e apoiou a realização de palestras, debates e oficinas, que envolveram mais de 800 participantes. Fernando da Cruz, idealizador da Forçamei.com, que promove e integra microempreendedores individuais (MEI), disse que o Worktiba foi fundamental para o crescimento da plataforma. “Fiz dezenas de conexões para ampliar e pensar novas soluções e ações para a plataforma. Dobramos de tamanho em pouco mais de seis meses aqui”, comentou.

Estrutura

O Worktiba Barigui é formado por 25 estações de trabalho com internet de fibra ótica e luz elétrica e dez estações completas com computadores, além de espaço de reuniões e biblioteca.

A iniciativa foi feita a custo zero para a Prefeitura, reaproveitando móveis e estrutura já existente na administração pública.

Novo edital 

Na próxima semana será publicado um novo edital para ocupação do Worktiba Barigui. O novo edital contemplará 50 projetos, que serão desenvolvidos no espaço pelo período de cinco meses, prorrogável por mais cinco, sem custo pela utilização do espaço e da estrutura.

“Ampliamos a estrutura e simplificamos o edital, até 50 projetos poderão utilizar o espaço. O objetivo é fomentar os empreendedores e criar conexões”, disse Alexandre Jarschel de Oliveira, presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), orgão gestor do espaço.

Worktiba Barigui recebe doações para atender família atingidas pelas chuvas

O Worktiba Barigui é mais um ponto de arrecadação de doações para os desabrigados das fortes chuvas que atingiram Curitiba no último fim de semana. O primeiro coworking público municipal do Brasil recebe doações, principalmente de água mineral, alimentos não perecíveis e produtos de limpeza, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O Worktiba fica ao lado do Salão de Atos do Complexo Imap Barigui, na Alameda Burle Marx, s/n, bairro Santo Inácio.

Além disso, a startup LavandApp, uma das 11 empresas que estão sendo fomentadas no espaço, fará a lavagem de todas as roupas que forem arrecadadas, com ajuda dos parceiros. A startup conecta lavadores autônomos de roupa com pessoas que precisam do serviço de lavanderia. “É muito gratificante ampliar esse trabalho que já fazemos com a nossa rede de pessoas que prestam serviço para a plataforma.”, comenta Gustavo Leonato, fundador da LavandApp.

O ponto de coleta de doação de roupas continuará a funcionar no espaço Worktiba Barigui e todas as doações entregues periodicamente para a Fundação de Ação Social (FAS).

Projeto do Imap reutiliza materiais e promove ações sociais na cidade

Projeto do IMAP, em parceria com a Marcenaria e Oficinas de Costura da FAS, reutiliza materiais e promove ações sociais em Curitiba, através do reaproveitamento de 30 pallets que eram utilizados como suporte de alimentos dos Armazéns da Família e que foram transformados em 40 banquetas utilizadas no Smart City, e com almofadas confeccionadas nos cursos profissionalizantes dos Liceus de Ofício da Cidade. As banquetas também serão usadas no evento Movimenta Curitiba. Após isto, os móveis serão utilizados nos Worktibas da cidade.